O ano de 2015 começa com bastante trabalho para a equipe da obra da travessia urbana em Santa Maria. Nesta segunda-feira, máquinas vão para a BR-287, próximo a Ulbra. Nesse trecho, já foi feita a terraplanagem, ainda em dezembro, conforme a Sultepa, empresa responsável pela obra que vai até o Trevo da Uglione. A confirmação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Já na outra extremidade da travessia urbana, na BR-158, a empresa Continental começa, nesta segunda-feira, a limpeza do local a ser duplicado - do Trevo do Castelinho até o Trevo da Uglione. Somente após a terraplanagem, começará a construção das outras pistas.
A torcida, agora, é por tempo seco. Em caso de chuva forte, segundo a Continental, os trabalhos serão suspensos no local. Uma das consequências dessa fase da construção serão as desapropriações de casas de famílias e de empresas ao longo das rodovias. A previsão é que esses processos comecem até o fim deste mês.
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Equipe fará desapropriações
Conforme o engenheiro João Carlos Tonetto, supervisor do Dnit em Santa Maria, em 29 de dezembro foi contratada a empresa, por meio de licitação, que fará consulta especializada em gestão ambiental. O contrato de prestação de serviços com o governo do Estado deverá ser assinado nos próximos dias.
Uma das principais atuações da empresa será a montagem de uma equipe que irá monitorar os processos de desapropriação e atender a população atingida. A equipe será composta por advogados, assistentes sociais, engenheiros, entre outros profissionais.
- Na medida em que a obra vai avançando, esta equipe vai atuando junto à população. A parte jurídica do Dnit vai trabalhar junto. Ao longo das duas rodovias, o que mais ocorrerá serão desapropriações de empresas. Nenhuma família ou mesmo empresários serão retirados sem contato prévio e definição de onde serão realocados - afirma Tonetto.
Site mostrará o andamento
Além disso, conforme contrato, a empresa responsável pela gestão ambiental deverá construir e manter atualizado um site da obra da travessia urbana. A ideia é que todas as pessoas possam fazer um acompanhamento e monitorar os trabalhos.
O Dnit acredita que o trecho mais complexo da obra será o Trevo da Uglione, onde serão construídas pistas em três níveis. Prevendo possíveis problemas durante a execução da obra, o órgão estuda desvios e novas rotas de tráfego para evitar transtornos no trânsito.
A empreitada
- Desde 16 de dezembro, a Sultepa trabalha no Lote 2, que começa próximo à Ulbra e vai até o trevo da Uglione, na BR-287
- Hoje, a empresa Continental começará as obras no Lote 1, entre os trevos do Castelinho e da Uglione, na BR-158
- A obra custará R$ 309,2 milhões
- O prazo para conclusão é junho de 2017
- O limite de velocidade na via será, em grande parte, de 80km/h
- A travessia terá paradas de ônibus, ciclovia e iluminação ao longo da via
- Está prevista a construção de passarelas, viadutos elevados e passagens subterrâneas